Latam Retail Show destaca trilhas temáticas com foco nos desafios e transformações do varejo

O Latam Retail Show sponsored by IBM, evento B2B mais relevante de varejo e consumo da América Latina, que acontece de 16 a 18 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, traz em sua programação quatro trilhas temáticas que vão abordar os principais vetores de transformação do setor: Canais e Clientes, Marketing + Vendas, Inovação e TecnologIA e Eficiência Operacional.

Com mais de 100 horas de conteúdo, o evento reunirá 250 palestrantes nacionais e internacionais, em uma programação desenvolvida sob a curadoria dos executivos da Gouvêa Ecosystem. O objetivo é provocar reflexões e apresentar soluções práticas e aplicáveis para empresas de todos os portes.

Trilha Canais e Clientes: reimaginando conexões e jornadas
A trilha Canais e Clientes promoverá reflexões sobre como fortalecer os vínculos com o consumidor em um cenário de múltiplos canais, digitalização e personalização. Entre os destaques do dia 16 de setembro está o painel “2025: O (Re)nascimento do Livecommerce no Brasil”, com In Hsieh, sócio da Gouvêa China Desk. Outros temas incluem o impacto do Ozempic no consumo, com Fernando Faro, COO da Varejo 360 Inteligência e Pesquisa de Mercado, e Digital Detox, com Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, Ana Szasz, sales excellence diretor da Havaianas Brasil, e André Carvalhal, escritor e CEO da 3mais.

Já no dia 17, a trilha contará com o painel “Os futuros dos shopping centers ”, com Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, Vicente Avelar, diretor da Allos, e Cesar Morales, gerente corporativo de Experiência de Clientes do Parque Arauco; e a apresentação da pesquisa Atlas Ingredion, com Izabelle Melo, especialista de Insights da Ingredion. No dia 18, a trilha terá a apresentação “A revolução da conveniência no varejo alimentar”, com Cadu Ventura, diretor de Sales Excellence da Globo, Thiago Moreira, diretor de Operações do Carrefour Express, do Carrefour Brasil, e Igor Figueiredo, gerente de Digital e Marketing Shell Select | Grupo Nós.

Trilha Marketing + Vendas: estratégias para escalar com inteligência e emoção
Focada em impulsionar resultados com dados, fidelização e inovação, esta trilha contará, no dia 16, com a apresentação da pesquisa Construcheck Macrotrends por Eduardo Bueno, head de pesquisa e inteligência da Gouvêa Inteligência; e um painel sobre a nova arquitetura do varejo, com Renato Fregnani e Ana Carolina Cocenzo.

No dia 17 de setembro, a trilha terá o painel “E-commerce na palma da mão: Como as Marcas estão escalando Vendas com APPs”, com Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, e Flavio Reis, diretor de Canais de Digitais; a apresentação da pesquisa “Além da Faria Lima: a força das marcas regionais, apresentada por Jaime Troiano, presidente do conselho da Troiano Branding, e Beatriz Russo Troiano, head de Estratégia e Growth da Troiano Branding. Já no dia 18, a trilha trará o tema “Collabs entre marcas e setores”, com Aiana Freitas, diretora-executiva da Mercado&Consumo, Valmir Feil, diretor-geral da The Fini Company, e Caio Pamphilo, gerente de Marketing da Chilli Beans.

Trilha Inovação e TecnologIA: IA na prática e disrupção no foodservice
Com foco em aplicações práticas da IA no varejo, a trilha abordará, no dia 16, temas como a transformação dos negócios por agentes de IA, com Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting, e Raphael Cyjon, da PepsiCo; e as disrupções no foodservice, com Cristina Souza e Dênio Oliveira, CEO da Bem Brasil. Dia 17 de setembro, a trilha contará com o painel “IA e a experiência com o cliente”, com Regiane Relva Romano, diretora do Smart Campus Facens e da VIP-Systems, Silvina Mirabella, general manager Retail Brazil da EssilorLuxottica, e Ari Carmona, diretor de Tech do Grupo SBF. Já no dia 18, terá a apresentação “Fintechzação do Varejo” de Sandro Almeida, advisor da Gouvêa Finance.

Trilha Eficiência Operacional: crescimento sustentável em tempos desafiadores
Voltada à construção de negócios resilientes e eficientes, a trilha trará um painel sobre estratégias para crescimento com rentabilidade, com Eduardo Yamashita, diretor de Operações da Gouvêa Ecosystem, Jonas Marques Neto, CEO da Pague Menos e Extrafarma, e Felipe Cohen, Marketplace Executive Director da Magazine Luiza. Também serão debatidos o uso da teoria das restrições, com Rami Goldratt, CEO do Goldratt Group; e a capacitação de times comerciais, com Roberta Andrade, diretora de Educação Corporativa da Friedman e gonow1, Ian Coutinho, gerente comercial e líder do programa Somos Todos Vendedores da Reserva, e Cíntia Maria Moreira, CEO da Dengo Chocolates.

Já no dia 17, a trilha terá um painel sobre estruturas inteligentes de expansão, com Lyana Bittencourt, CEO da Bittencourt Inteligência em Redes de Negócios, Raul Matos, CEO & Founder da Biscoitê, e Dorival Oliveira, vice-presidente da Arcos Dorados; e outra sobre colaboração indústria-varejo, com Rodrigo Catani, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, Gabriela Pontin, vice-presidente Comercial da Ypê, e Luciano Bortolini, diretor Comercial da Tenda Atacado. No dia 18, o destaque fica para o painel “Diversidade em meio a polarização”, com Cid Torquato, embaixador do ICOM, Ana Luiza Herzog, diretora de Reputação e Sustentabilidade da Magazine Luiza, e Patrícia Bobbato, diretora de Cultura, Desenvolvimento, DE&I e Bem-Estar da Natura.

Entre os patrocinadores do evento estão: IBM, Seidor, E-goi, Onebet, Active Campaign, 4Yousee, Nação Digital, Driva e Beeviral.

Serviço:
Evento: Latam Retail Show sponsored by IBM
Data: 16 a 18 de setembro de 2025
Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)
Mais informações: www.latamretailshow.com.br
Contato imprensa: kate.moraes@gsmd.com.br | 11991483859


Sobre a Gouvêa Experience
A Gouvêa Experience integra a Gouvêa Ecosystem e atua na vertical de experiências de marca, eventos e relacionamento com as principais lideranças do setor varejista no Brasil e no exterior. Suas missões internacionais e eventos proporcionam acesso direto às inovações e tendências que moldam o varejo global.


Sobre a Gouvêa Ecosystem
A Gouvêa Ecosystem é um ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as frentes do setor de consumo, varejo e distribuição. Fundada em 1988, é referência no Brasil e no mundo por sua visão estratégica, atuação prática e profunda compreensão do setor. É membro do Ebeltoft Group, consórcio global de consultorias especializadas em varejo.